sexta-feira, 16 de outubro de 2009

ZOB-Organização Judaica de Combate


O " corpo e a alma" do Levante

O Żydowska Organizacja Bojowa (ZOB, polonês para a Organização Judaica de Combate; chamado em iídiche ייִדישע קאַמף אָרגאַניזאַציע) foi um movimento de resistência da Segunda Guerra Mundial, que foi fundamental na engenharia do Levante do Gueto de Varsóvia.O ZOB participou de uma inúmeras atividades de resistência.Notadamente, uma organização de resistência judaica segunda chamada Żydowski Związek Wojskowy (ZZW), formada principalmente por funcionários antigos do exército polonês,lutou juntamente com o ZOB na luta armada judaica.
Os grupos de jovens que foram fundamentais na formação da ZOB, já que eram justamente os mais novos e jovens que realmente enxergaram a real intenção alemã para com os judeus ali excluidos.Com um enfoque educativo e cultural começou a auto-defesa e evential luta armada.

Ao contrário da velha geração, os grupos de jovens tomaram esses relatórios a sério e não tinha ilusões sobre as verdadeiras intenções dos alemães. Um documento publicado três meses antes do início das deportações ,Hashomer Hatzair declarou: "Sabemos que o sistema de assassinato de Hitler, de abate e roubo de forma constante leva a um beco sem saída e à destruição dos judeus."
Em novembro de 1942, ZOB tornou-se oficialmente parte subordinada ao Alto Comando do Armia Krajowa,a Resistência Polonesa. Então o AK começou a fornecer à ZOB armas e treinamento,com o primeiro carregamento de armas e munição chegando em dezembro de 1942. Membros da ZOB e da Armia Krajowa

Nenhum comentário:

Postar um comentário