sábado, 10 de outubro de 2009

Os líderes-Marek Edelman (Falecido recentemente)


O último comandante vivo da rebelião do gueto de Varsóvia contra os nazistas, em 1943, Marek Edelman, faleceu aos 90 anos, informa nesta sexta-feira o site do jornal polonês Gazeta Wyborcza.
"Marek Edelman, um dos comandantes da insurreição do gueto de Varsóvia, combatente da rebelião, cardiologista e militante da oposição democrática na época da Polônia comunista, faleceu em Varsóvia", revela o jornal.
"Chegou à idade avançada (...) e viveu sempre consciente da tragédia que enfrentou. Não posso dizer que era insubstituível, ninguém o é, mas poucas pessoas foram como Marek Edelman...", declarou o ex-chefe da diplomacia polonesa Wladyslaw Bartoszewski.
"Quero apresentar minhas condolências à família de Marek Edelman, à Nação polonesa e à Nação judaica. Ele era nosso herói comum", declarou à TV estatal Shewah Weiss, ex-presidente do Parlamento israelense.
"O presidente Lech Kaczynski ficou comovido com esta informação", declarou Maciekh Wypych, ministro da presidência polonesa.



3 comentários:

  1. Rafaell,parabéns pelo blog.Neste ano trabalhei com as minhas turmas o filme O PIANISTA e muitas foram as perguntas sobre o Gueto de Varsóvia.

    ResponderExcluir
  2. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  3. Obrigado.O senhor,sendo professor,pode ajudar a construir também este blog.Todo arquivo em texto,foto ou vídeo a senhora pode me contatar para ser aqui postado .
    Atualmente os vídeos e outros textos sobre o Gueto traduzidos do Yidish,hebraico para o português estão na comunidade do orkut entitulada "O Levante do Gueto de Varsóvia".
    Grato.

    ResponderExcluir