sábado, 17 de outubro de 2009

Armia Krajowa e seu papel no Levante








O Armia Krajowa,ou,literalmente Exército do País foi o maior grupo de Resistência da Segunda Guerra.Ela foi formada em fevereiro de 1942 da Walki Związek Zbrojnej (União para a Luta Armada) e chegou a ter quase 400 mil membros,sendo o maior e mais atuante grupo de resistência na Segunda Guerra.Nos próximos dois anos seguintes, ele absorveu a maioria das outras forças poloneses que tinham se organizado.Foi fiel ao governo polonês no exílio, e constituía o braço armado do que ficou conhecido como o "Estado clandestino polonês".

Durante o Levante do Gueto de Varsóvia,o AK ajudou combatendo e atacando sentinelas alemães fora do gueto e ataques esporádicos,mas importantes,contra soldados e guarnições que se movimentavam fora do Gueto.

Soldados da AK.( foto provavelmente do Levante de Varsóvia,em 1944)

Kotwica ou âncora,símbolo da AK.( o W vem de Walczaca e o P de Polska,WP,Polônia Luta. )

O Armia Krajowa organizou operações preliminares de resistência como as sabotagens de atividades alemães, incluindo transportes indo para a Frente Leste na União Soviética.Outras atividades gloriosas do Armia Krajowa foi o repasse de informações sobre as armas secretas alemães,os foguetes V1 e V2,a localização do laboratório de Peenemünde,localizações de campos de petróleo na Romênia e ainda a localização e o mapa exato de campos de concentração no Leste,onde incrível e minuciosamente,os guerrilheiros se infiltravam nos campos como se fossem um dos "detidos" e logo após conseguiam fugir do mesmo.Mapas detalhados eram feitos por homens da AK,muito útil para que os aliados não bombardeassem locais do campo onde era o alojamento dos prisioneiros.O AK também lutou em batalhas de larga escala contra os alemães, particularmente em 1943 e 1944 durante a Operação Tempest.

O AK também defendeu civis poloneses contra as atrocidades cometidas pelos não-alemães. Organizações militares, como o Exército Insurgente Ucraniano eo Polícia de Segurança Lituana. Devido a seus vínculos com o governo polonês no exílio, o Armia Krajowa foi visto pela União Soviética como um grande obstáculo para a sua aquisição do país. Houve aumento de conflitos entre AK e as forças soviéticas, tanto durante e após a guerra. Considerado um modelo de resistência heróica na Polônia moderna, Armia Krajowa ocasionalmente tem sido objeto de controvérsia.Ele foi retratado de maneira mais crítica na União Soviética e alguns países pós-soviéticos (principalmente Lituânia e Ucrânia, onde grupos militares que colaboraram com os alemães contra os soviéticos também entraram em choque com a resistência polonesa).

Nenhum comentário:

Postar um comentário